O que é LEAD? Conheça e compre já!

Seguros Agora! > Blog > Notícias CA > O que é LEAD? Conheça e compre já!

Conquistar novos clientes é um dos maiores desafios que as empresas enfrentam diariamente.

Toda a estratégia, do marketing à composição dos preços, é focada na geração de possíveis clientes.

Isso implica em entender o comportamento do público-alvo da empresa e do mercado. Para criar campanhas de marketing focadas na atração de leads.

Mas afinal de contas, o que é lead?

Todo esse processo necessita antes que o conceito de lead esteja claro para os responsáveis pela criação e execução das estratégias.

Nesse artigo, nos aprofundaremos nos conceitos de lead e mostraremos como transformar um visitante em uma lead qualificada.

Aprenda de uma vez por todas o que é lead!

O que é lead?

Lead, em Marketing Digital, é um potencial consumidor que demonstrou interesse em consumir o seu produto/serviço.

Mas como esse interesse é demonstrado?

Geralmente, isso acontece através do preenchimento de dados por parte do usuário em um formulário para receber uma oferta (material rico) ou uma assinatura de newsletter.

O lead passa fazer parte do funil de vendas e é trabalhado pelos vendedores no sentido do fechamento do negócio.

Com isso, lead se tornou sinônimo de qualquer visitante que informe seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo. Lead também pode ser definido como alguém que entra em contato com a sua empresa interessado em mais informações sobre o seu produto ou serviço.

De modo simplificado, uma lead é um usuário que está ao alcance da empresa, independentemente do canal digital ao qual ele está conectado.

geração de leads é fundamental para o sucesso da empresa, ainda mais quando consideramos as baixas taxas de conversão para serviços digitais.

Você pode conferir na imagem a seguir o exato momento em que alguém se torna uma lead no conceito do Inbound Marketing:

Infográfico - Processo do Inbound Marketing

Inbound Marketing

Repare que, no início do ciclo de vendas, todos os usuários são estranhos, o momento mais distante de efetivamente se tornar um cliente.

Para essas pessoas, o ideal é produzir conteúdo de topo de funil, responsável por atrair (attract) usuários através de artigos cuja temática é ampla e atinge uma vasta quantidade de internautas.

Em outras palavras, é a isca que trará um novo visitante (visitor) ao seu blog ou site.

Essa é a etapa do funil na qual mais se produz conteúdo. Para captar esse visitante, é necessário uma call to action, instigando-o a interagir com sua marca e tornar-se um lead!

Pronto! Agora o visitante não apenas autorizou a conversação, mas solicitou ser provido de informações relevantes do seu produto ou serviço.

E é nessa etapa que deve ser produzido conteúdo de meio de funil.

Porém, o trabalho apenas começou e inicia-se a aproximação, na qual o usuário é nutrido com conteúdo mais aprofundado.

É uma grande oportunidade para firmar-se como autoridade no assunto e estabelecer umrelacionamento de confiança com o potencial cliente.

Essa é a etapa na qual é produzido conteúdo de fundo de funil, e a lead e a empresa estão a um passo de fechar um negócio.

Geralmente, nesse estágio, o formato de conteúdo se alterna bastante. Você pode utilizar textos, vídeos, webinars, infográficos, ebooks, apresentações de slides, podcasts, tutoriais, vídeo aulas, entre várias outras táticas.

Se a estratégia for bem executada, é possível transformar uma lead em um cliente (customer)e, como sabemos, um cliente é a base da sobrevivência de uma empresa.

Mas não pense que a execução da metodologia termina aqui!

Nessa etapa, é preciso continuar a produzir conteúdo para encantar os clientes e torná-los promotores da marca.

Leads Agora

Clique AQUI para saber mais sobre LEADS!

fonte

Whatsapp
Falar AGORA!