O protagonismo do Small Data na era dos resultados urgentes

Seguros Agora! > Blog > Notícias CA > O protagonismo do Small Data na era dos resultados urgentes

O que é small data?

O Big Data e sua importância já são bastante abordados entre empresas e consultorias. Já o Small Data nem sempre conseguiu esse protagonismo. Em maio, com a vigência da GDPR, Lei de Dados da União Europeia, o conceito que remete a dados em menor escala, passou a ser mais considerado dado o grau de precisão e proximidade das informações do cliente. Small Data e Big Data são estratégias complementares de utilização de dados, para especialistas, no entanto, a diferença entre eles tem ficado cada vez mais clara na medida em que muitas empresas estão pressionadas em buscar o resultado no curto prazo.

Enquanto Big Data envolve volumes enorme de dados, em sua grande maioria não estruturados e complexos, onde apenas métodos científicos de análise avançada conseguem extrair informações valiosas, o Small Data é pequeno para a compreensão humana em um volume que o torna acessivo e informativo. “É um conjunto de informações que podem ser encontradas por exemplo em um CRM de uma pequena empresa ou pesquisas de mercado. O Small Data há anos vem suportando a tomada de decisões das empresas. Vale lembrar que muito antes do Big Data, as empresas de varejo já utilizavam o histórico de compras para as tomadas de decisão”

Dados já disponíveis

“Já é amplamente discutida a importância de usar dados a favor do negócio, ainda mais em marketing e comunicação. O que é pouco discutido, no entanto, é qual o impacto tangível que podemos fazer usando os dados já disponíveis hoje para que as marcas e produtos tenham retornos imediatos” muitas organizações aproveitaram a tendência crescente de Big Data e estão no momento do alto investimento, mais ainda com pouco ou nenhum retorno. “Muitas marcas e empresas menores não possui grandes orçamentos para todo esse investimento, e muitas vezes se veem longe do ‘data driven marketing’ por conta disso”.

Escolha entre Big e Small

Em muitos casos, os altos investimentos em Big Data ofuscam a utilização e os resultados da aplicação do Small Data no dia-a-dia. “Quanto mais biônicos nos tornamos (smartphones, smartwatches, smart glasses, smartbooks) maior é a quantidade de dados disponíveis para revisitarmos as nossas decisões diárias e, portanto, mudar ou criar novos hábitos”. “O problema atual é que esta quantidade de dados muitas vezes ultrapassa a nossa capacidade humana de processá-los e por isso, quanto mais dados, mais ruído. E é aí que o Small Data mostra o seu valor prático”.

Em relação a escolher entre uma ou outra metodologia, não é uma questão de opção, mas de complementaridade. “Não falo para as empresas tirarem seu foco da estruturação dos seus ambientes de Big Data – mas não pode perder de vista o dado já processado e dentro de casa, as vezes dentro de uma área de atendimento ao cliente, logística, ou produção, que está pronto para ser analisado, e que pode conter informações precisas para evoluir seu faturamento, receita, otimizar seu custo”.

Clientes Agora

Para vocês interessados em crescer e ter mais clientes acesse o LINK e saiba mais!

 

 

 

FONTE

Whatsapp
Falar AGORA!