Igualdade de gênero é maior onde há CEOs mulheres

Seguros Agora! > Blog > Notícias CA > Igualdade de gênero é maior onde há CEOs mulheres

CEO Mulher

Uma presidente mulher significa maior percentual de mulheres em cargos de liderança. Quando a presidente é do sexo feminino, mulheres ocupam 34% das funções de vice-presidência, 45% das cadeiras de diretoria e 41% dos cargos em conselhos. Em contrapartida, quando o CEO é homem, os índices caem para 18%, 23% e 10%, respectivamente.

Essa disparidade aponta que ainda há muito viés inconsciente na seleção de cargos de liderança como, por exemplo, julgar ser mais difícil contratar uma mulher que está planejando ter filhos.

Em sua segunda edição, a pesquisa não estabelece um comparativo com os resultados de 2017 porque as amostras foram significativamente diferentes. No ano passado, foram 339 respondentes, e neste, 920.

A porcentagem de mulheres em cargo de presidência permanece baixa apesar da diferença da amostra, entretanto. Somente 15% das empresas consultadas são presididas por mulheres.

Empresas familiares

Nas empresas com capital fechado e administração familiar a incidência de presidentes mulheres é maior (17% e 28%, respectivamente), assim como nos conselhos (18% do conselho é formado por mulheres em empresas com administração familiar e 12% em empresas com administração profissional. Há mais mulheres na presidência (18%) de empresas com sede no Brasil do que em empresas com sede na América do Norte (10%) e na Europa (13%).

A amostra de 2018 também aponta que, quanto maior a empresa, menor a quantidade de mulheres CEOs. Porém, essa lógica não se aplica para outros cargos de liderança. Empresas com 50 funcionários ou mais são as que apresentam percentual mais alto de mulheres na diretoria (42%).

Clientes Agora

Para vocês interessados em crescer e ter mais clientes acesse o LINK e saiba mais! Podemos e conseguimos aproximar você de seus consumidores

FONTE

 

Whatsapp
Falar AGORA!