Relacionamento e Marketing

Seguros Agora! > Blog > Notícias CA > Relacionamento e Marketing

Relacionamento antes do Marketing. Talvez, apenas falando esta frase, muitos podem até achar que ela faz sentido, mas sem entender de maneira mais prática o que é este sentido. E é esta explicação que pretendo trazer neste artigo.

Infelizmente, boa parte das empresas no mercado pensa diferente. Não que não seja possível ter algum aumento de vendas rapidamente com uma ação de marketing que até colabore com o relacionamento, mas uma ação apenas não é uma estratégia de relacionamento.

 

Nenhuma empresa tem o fim em si própria e é autossuficiente. Ela precisa de clientes (e outros públicos) que consumirão seus produtos/serviços. Portanto, ela se relaciona com estes públicos de diversas maneiras diferentes. Então, relacionamento não é uma escolha, pois se a empresa não se relaciona ela não existe, simples assim.

Empresa e cliente como casamento

Se você, caro leitor, é casado, já sabe que manter o casamento é um desafio diário. São duas pessoas diferentes, ligadas por um sentimento que às vezes é difícil explicar em palavras. E é um desafio porque, se por um lado existe satisfação, por outro também existe frustração, mas no final, se o sentimento que existe é mais forte, no “fluxo de caixa” do casamento o saldo ao final do dia ficará sempre positivo.

E se você realmente gosta da pessoa, vai querer ficar sempre com ela. Neste caso, de uma forma ou de outra, com maior ou menor intensidade, o casal vai querer verdadeiramente conhecer um ao outro, entendendo que tem coisas boas e ruins mas, novamente, buscando sempre manter o “fluxo de caixa” positivo. Conhecer leva tempo e dá muito trabalho durante este processo todo, que parece nunca acabar até que a morte os separe.Pois é exatamente assim que vejo o relacionamento entre uma empresa e um cliente. A empresa tem um propósito, um jeito de ser e uma personalidade. Este propósito está na sua essência e, conscientemente ou não, é este propósito que vai atrair o cliente. Um cliente não compra o que uma empresa faz, mas o por que ela faz, ou seja, o seu propósito.

Relacionamento e marketing

Então, basta desenhar a estratégia de relacionamento baseada no propósito? Não. Só isso não basta porque também é necessário manter o “fluxo de caixa” positivo. Isso significa que existirão atritos entre a empresa e seu cliente, mas isso não deve ser o suficiente para que o relacionamento acabe.

E é neste ponto que a estratégia de relacionamento começa a chegar no marketing. O marketing é a voz da empresa e o responsável então por fazer o relacionamento ser BOM, através de diversos tipos e formas de ações. Por isso, falamos que o marketing é para relacionamento.

Tempo e trabalho

E também como um casamento, para manter este relacionamento vivo e bom, vai levar muito tempo e vai dar muito trabalho. E estas duas palavras, tempo e trabalho, parece que são proibidas nas empresas, por isso talvez encontremos tantas empresas que agem parecendo que querem apenas paquerar o cliente e tirar uma vantagem o mais rápido possível (vendas).

O problema é que assim, estas empresas influenciam também o comportamento dos clientes e estes optam, talvez até para se proteger, por buscar também alguma vantagem das empresas (preço). No final, isso não é bom para nenhum dos lados.

Clientes Agora

Para vocês interessados em crescer e ter mais clientes acesse o LINK e saiba mais!

Podemos e conseguimos aproximar você de seus consumidores criando nossos relacionamentos e melhorando os já existentes!

 

FONTE

Whatsapp
Falar AGORA!